Mapa do Turismo desempenha papel estratégico na organização do setor no ES

Mapa do Turismo desempenha papel estratégico na organização do setor no ES

Com informações da Setur ES (Leonardo Sales)

O Mapa do Turismo desempenha um papel estratégico na organização e fortalecimento do setor turístico no Espírito Santo. Ele não apenas facilita a gestão do turismo em níveis municipal e regional, mas também assegura que os municípios tenham acesso a projetos e programas da Secretaria do Turismo (Setur), abrangendo áreas como promoção, infraestrutura e capacitação.

Na edição 2024, o Mapa do Turismo trouxe critérios revisados e desafios inéditos, reforçando a importância de sua adoção. Atualmente, o mapa contempla 67 municípios distribuídos em nove Regiões Turísticas. No entanto, a exclusão da Região Doce Terra Morena, composta por Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo, evidencia a necessidade de adequação às exigências estabelecidas.

Além disso, outros municípios como Boa Esperança, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Rio Bananal, Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy também estão fora do Mapa.

CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO

A inclusão no Mapa do Turismo segue as diretrizes da Portaria MTUR nº 41/2021, do Ministério do Turismo (MTur), e da Portaria nº 001-R, da Setur. Os principais requisitos são:

– Existência de um órgão municipal de turismo;

– Conselho municipal de turismo ativo nos últimos 12 meses;

– Orçamento destinado a ações turísticas;

– Apresentação do Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação Anual ou Bianual da Instância de Governança Regional de Turismo;

– Manutenção de, no mínimo, cinco empreendimentos registrados no Cadastur, o cadastro nacional obrigatório para prestadores de serviços turísticos.

Esses critérios promovem a profissionalização do setor, assegurando a qualidade dos serviços oferecidos e a mínima estruturação de gestão voltada ao turismo.

VANTAGENS DA INCLUSÃO

Os municípios inseridos no Mapa do Turismo desfrutam de inúmeras vantagens, como acesso a recursos e iniciativas voltadas para o crescimento do setor, abrangendo ações de promoção, obras de infraestrutura e programas de capacitação.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, “quanto mais municípios estiverem no Mapa, maior será o desenvolvimento do setor em suas respectivas regiões.” Em contrapartida, a ausência no Mapa dificulta o acesso a políticas públicas estaduais e federais. A inclusão depende da gestão local e requer o cumprimento dos critérios estabelecidos, com a documentação submetida no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

ADESÃO CONTÍNUA

O Mapa do Turismo possui validade de um ano, mas permanece aberto de forma contínua para a inclusão de novos municípios que atendam aos requisitos. Essa iniciativa representa uma oportunidade de promover o desenvolvimento sustentável do turismo e fortalecer a economia local.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Atualmente, o Mapa do Turismo contempla as seguintes regiões e municípios:

REGIÃO CAMINHOS DO CAFÉ, PEDRAS E CACHOEIRAS: Ecoporanga, Nova Venécia, Vila Pavão e Vila Valério.

REGIÃO CAPARAÓ CAPIXABA: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

REGIÃO METROPOLITANA: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Viana e Fundão.

REGIÃO MONTANHAS CAPIXABAS: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante.

REGIÃO SUL CAPIXABA DOS VALES E CAFÉ: Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

REGIÃO DOS IMIGRANTES: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Ibiraçu, João Neiva e São Roque do Canaã.

REGIÃO DA COSTA E DA IMIGRAÇÃO: Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Rio Novo do Sul.

REGIÃO DOCE PONTÕES CAPIXABA: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.

REGIÃO DO VERDE E DAS ÁGUAS: Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré e São Mateus.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?