A força da resiliência e o Turismo em Gramado

A força da resiliência e o Turismo em Gramado

Em recente conversa com Nestor Tissot, prefeito de Gramado/RS em seu quarto mandato, que anteriormente exerceu a função de vice-prefeito por oito anos e também foi vereador, ficou evidente seu profundo conhecimento sobre o turismo e suas várias formas de trazer benefícios e renda para a cidade. Nestor nos falou sobre as tragédias que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre e como elas interferiram no trabalho que a prefeitura e os empresários vinham realizando em prol do turismo na cidade e na região.

Ao ser questionado sobre a tragédia e as medidas adotadas pela cidade, ele prontamente respondeu: “Sofremos um grande impacto no turismo durante o período de chuvas intensas, entre maio e junho. Mas, graças ao grande poder de reação do nosso governo, com o apoio do empresariado local e com a força da nossa comunidade, conseguimos retomar de forma gradativa a economia e o fluxo turístico em nossa cidade”.

Quando perguntei sobre o fechamento de hotéis, pousadas e restaurantes, ele esclareceu: “Alguns empreendimentos permaneceram fechados no período mais crítico do evento climático. No entanto, o eixo turístico de Gramado não foi afetado, e atualmente todos os parques, hotéis, pousadas, restaurantes e demais atrativos estão operando normalmente”.

Com a retomada das operações normais do Aeroporto Salgado Filho neste início de setembro, perguntei sobre a estratégia para a recuperação total do turismo. Mais uma vez, ele explicou: “Nossa equipe da Secretaria de Turismo está participando de diversos workshops e rodadas de negócios com o trade turístico dos estados das regiões Sul e Sudeste, bem como em países vizinhos da América do Sul, como Uruguai e Argentina. Além disso, em parceria com o Sinditur, estamos investindo pesadamente em campanhas publicitárias para atrair turistas que possam vir por via terrestre, seja de carro, vans ou ônibus. Essa grande campanha de mídia também visa reparar a reputação de Gramado, demonstrando que nossa cidade está em perfeitas condições e pleno funcionamento, com suas belezas características”.

Dada a importância dos eventos para o turismo, perguntei sobre dois dos principais: o Festuris e o Natal Luz. Nestor respondeu: “Tanto o 39º Natal Luz quanto o Festuris 2024 estão confirmados para este ano. O Aeroporto Salgado Filho será reaberto em setembro, e já temos uma grande procura por esses eventos. A expectativa é grande, e teremos novidades no Natal Luz, com o tradicional desfile voltando para o centro da cidade, ficando ainda mais próximo dos visitantes e moradores”.

Finalizando a conversa, questionei sobre o futuro político de seu grupo, que está no poder há mais de 30 anos e é responsável pelo crescimento e pela fama de Gramado como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. Nestor, confiante, declarou: “Trabalhamos incansavelmente nos últimos quatro anos, enfrentando uma pandemia e a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. Encaramos as dificuldades de frente e conseguimos dar respostas resolutivas para nossa comunidade, sempre com muita transparência. Paralelamente, entregamos obras em toda a cidade e promovemos melhorias em todas as áreas. No contato direto com nossa comunidade, sentimos que estamos no caminho certo e estamos confiantes na continuidade deste belo projeto para Gramado”.

Gurgel

Fotos: arquivo pessoal

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?